top of page

Palestrantes

CONHEÇA | Clique nas imagens para ampliar.

Dr. Francisco Balestrim

 

Presidente do Conselho da ANAHP e Vice-Presidente Executivo e Diretor Médico Corporativo - Grupo VITA. Membro do Conselho do IHF (International Hospital Federation) e Coordenador Adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria – BIO BRASIL da FIESP. Residência médica em Administração em Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, FGV e especialista em Administração em Saúde pela AMB - Associação Médica Brasileira.

Dr. Carlos Figueiredo

 

Diretor Executivo da ANAHP, direcionando seus esforços no desenvolvimento de projetos com foco em modelo de Advocacy, GPO (Grupo de compras), DRG (modelo de gestão hospitalar) e Plataforma de Serviços Digitais. Carlos Figueiredo é administrador, pós-graduado em políticas públicas e especialista em regulação. Na Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, atuou na Diretoria de Normas e Habilitação de Operadoras e na Diretoria de Desenvolvimento Setorial.

Dr. Daniel Coudry

 

Especialização em gestão em saúde pela Johns Hopkins Univertsity (USA), Membro do Conselho do Grupo Sanitas Internacional Brasil, Fundador do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde - CBEX.

Sylvie Deliencourt

 

Diretora de Certificação, Desenvolvimento de Lideranças e Apoio à Capítulos no Colégio Canadense de Líderes em Saúde (CCHL). Tem 25 anos de experiência com gestão em posições executivas nas áreas de desenvolvimento profissional, gestão de projetos, direito, relações públicas, marketing, e comunicação. Formada em Ciências Sociais pela Ottawa University. Líder em diversas posições na Canadian Library Association; Catholic Health Association of Canada; Health Canada e Canadian Seniors Network.

Dr. Pedro Palocci

 

Diretor Presidente do Grupo São Lucas & Ribeirânia de Ribeirão Preto – SP. Médico Pediatra formado pela XXIIIª Turma da FMRP-USP – 1979, MBA em Gestão Empresarial pela FGV – 2001/2002, MBA Módulo Internacional em Business Administration pela Ohio University - 2002, especialização em Custos Hospitalares pela FGV-SP no Programa de Ed. Continuada da EAESP – 1996/1997, Ex-Membro do Conselho Administrativo da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados).

Profa. Mara Márcia Machado

 

Mara Machado é superintendente da maior instituição acreditadora em saúde do país, o IQG e a Accreditation Canada no Brasil. Graduada em enfermagem, com especialização em saúde pública, MBA em administração de empresas, pós-graduada em administração hospitalar e em auditoria em saúde. Mara Machado vem fazendo história na qualidade em saúde e segurança do paciente no Brasil e América Latina. Co-autora dos manuais brasileiros de acreditação de instituições de saúde da Organização Nacional da Acreditação (ONA), já coordenou mais de 500 visitas de avaliação e certificação nas mais de 300 instituições acreditadas e já aplicou mais de 500 cursos de capacitação para profissionais de saúde com foco em gestão e segurança do paciente. Como membro institucional da ISQua pelo IQG e como responsável técnica no Brasil da Campanha “Vamos Salvar 5 Milhões de Vidas” do Institute for Healthcare Improvement - IHI, coordenou mais de 150 instituições neste programa implementado no Brasil pelo IQG. Membro do Comitê Internacional da Accreditation Canada, Mara Machado é responsável técnica pela implementação do QMentum International no Brasil, preparando os hospitais brasileiros e fazendo com que a qualidade dos mesmos seja equivalente a de hospitais internacionais de excelência.

Dr. Marcus Vinicius J. dos Santos

 

É formado pela Universidade Gama Filho. Especialidade em Medicina Intensiva. Concluiu MBA em Gestão Empresarial, pela FGV. Está no Grupo Amil, desde 2002, com experiência voltada para gestão empresarial, planejamento, projetos e negócios. Esteve à frente dos hospitais Santa Lúcia, Cardiotrauma, Hospital Pró-Cardíaco e atualmente no Hospital Samaritano e Americas Medical City.

Rosa Mérice Alves Pachêco Cardoso

 

Graduação em Enfermagem, Graduação em Direito, Pós-graduação em Administração Hospitalar, Especialização em Direito Civil e Processo Civil (Responsabilidade Civil e Contratos), Especialização em Formação de Executivos. Exerce a função de Diretora Operacional do Hospital São Lucas há mais de 22 anos.

Dr. Paulo André Ribeiro

 

Coordenador da Emergência Pediátrica do CHU, Coordenador de UTI Neonatal do CHU, Presidente do Comitê de Humanização do CHU. Diretor Superintendente. Graduado em Medicina pela UNILUS. Professor Universitário, Especialista em Pediatria pela AMB/SBP, Especialista em Neonatologia pela AMB/SBP, Pós graduado em Farmacologia e Toxicologia, Mestre em Biociências Aplicadas pela Uniban de São Paulo, MBA em Gestão pela SOCIESC/FGV. Admitido em 2003 na Unimed Joinville.

Pilar Baylina Machado

 

Licenciada em Engenharia Química e mestrada em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Porto e doutorada em Saúde Pública – Especialidade em Política, Gestão e Administração em Saúde pela Universidade Nova de Lisboa, com principal foco na gestão da prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde. É professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto desde 2003, e encontra-se a trabalhar na gestão da qualidade e ambiente em Saúde desde 1998. Possui 8 anos de experiência como consultora e auditora de sistemas de gestão da qualidade/ambiente e tem colaborado com entidades certificadoras em projetos nacionais e internacionais. É co-fundadora da InnoPhage, Lda. - spin-off de investigadores da Universidade Católica Portuguesa com a colaboração da Universidade do Minho. Colabora há 10 anos com entidades públicas na área da saúde, como a Direção Geral da Saúde e a Entidade Reguladora da Saúde e, atualmente, colabora com a Aliança Portuguesa para a Preservação do Antibiótico assim como em diversos projetos de investigação relacionados com a gestão em Saúde.

Dr. Marcelo Godoy

 

Consultor de Bioética do Hospital Rede D’or. Médico especialista em Medicina Legal e Pediatria. Pós graduado em Direito Médico. Mestrando em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva.

Dr. Ary Costa Ribeiro

 

Superintendente Comercial e de Serviços Ambulatoriais do HCor - Hospital do Coração – SP. Médico Especialista em Cardiologia e Fisiologia Clínica. PhD em Ciências Médicas pelo Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia. Gestor de Serviços de Saúde há 15 anos. Ex Diretor da Clínica São Vicente e Hospital Pró-Cardíaco, Rio de Janeiro. Ex Gerente Médico do Hospital Albert Einstein, SP. Formação em Conselho de Administração pelo IBGC, SP.

Claudia Scarpim

 

Claudia Scarpim é diretora executiva da ABRAIDI - Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes – e, em junho passado, lançou, juntamente com outros executivos e empresários do setor, o Ética Saúde - Acordo Setorial - Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos. Na ABRAIDI, Claudia Scarpim foi a coordenadora do Ética Saúde que, segundo o Instituto Ethos, parceiro da iniciativa, é um acordo setorial sem precedentes no Brasil. Depois da adesão de mais de 300 signatários, agora está empenhada em trazer para o Ética Saúde outros setores deste segmento tão importante. A executiva tem feito palestras pelo Brasil, principalmente em hospitais, associações, empresas e, em seguida, fará paraplanos de saúde e seguradoras, para disseminar o acordo setorial e trazer mais adeptos. No Ética Saúde, trouxe toda a sua experiência como advogada de formação e especialista em gestão, compliance e outras áreas ligadas à saúde. A executiva esteve em audiência pública na Câmara dos Deputados, onde explicou, na CPI da Máfia das Próteses, a importância do Ética Saúde. Os parlamentares ficaram convencidos que o acordo setorial é essencial no combate à corrupção, que foi citado no relatório final da Comissão Parlamentar.

Dr. Graham Dickson

 

Dr. Dickson é fundador parceiro do LEADS Global, uma fundação sem fins lucrativos dedicada a apoiar a gestão de talentos em liderança em países no mundo inteiro. Graham é professor emérito da Royal Roads University, em liderança, conselheiro senior de políticas na Rede Canadense de líderes em saúde e também conselheiro de pesquisa na Sociedade Canadenses de Médicos Executivos. Também dá aulas na Associação Médica Canadense e no programa fellow da Australasian College of Medical Administrators, tem um papel ativo na Federação Mundial de Gestores Médicos. Graham foi o fundador diretor do Centre for Health Leadership and Research e ajudou a desenvolver o mestrado da arte em liderança (especializado na área da saúde) na RRU. Faz parte do corpo docente da faculdade de medicina da University of Manitoba.

Dr. Paulo Chapchap

 

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Research fellow e Visiting Assistant Professor in liver transplantation pela Universidade de Pittisburgh (1986 e 1987). Doutor em Medicina, Área de Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP. Membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011). Coordenador do Programa de Transplante de Fígado e Superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio Libanês. Presidente do Conselho e Pró-Reitor dos Cursos Stricto-Sensu do Instituto de  Ensino e Pesquisa do IEP do Hospital Sírio Libanês.

Dra. Mara Lilian S. Nasrala

 

Diretora Assistencial do Hospital Santa Rosa. Fisioterapeuta formada pela Universidade de Cuiabá – UNIC com Mestrado em Fisioterapia pela UNITRI – MG e Doutoranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP de SP. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Especialização em Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde – FELUMA/FCMMG - MG. Atua há 15 anos no Hospital. Foi Docente da Universidade de Cuiabá – MT e trabalhou na Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Também ocupou o cargo de Gerente da Qualidade.

Dr. Josier Marques Vilar

 

Médico, Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense, Presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ, Sócio Fundador da Pronep e  Diretor Geral da Berkeley – Treinamento  e Simulação em Saúde. Organizador do livro “Governança Corporativa em Saúde” e co-autor do livro “Gestão de Serviços em Saúde” da FGV, Vice Presidente do Sindicato dos Hospitais e Clinicas do Rio de Janeiro.

Dr. Antônio Antonietto

 

Médico, Diretor Técnico no Hospital Sírio Libanês, aonde também desempenha função no Departamento de Relacionamento com Corpo Clínico.

Dr. Leonardo Brauer

 

Dr. Leonardo Brauer é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Título de Especialista em Clínica Médica, Título de Especialista em Terapia Intensiva e MBA gestão empresarial na COPPEAD - UFRJ. Atualmente, atua como Coordenador de UTI Hospital São Luiz-D'or Itaim e Coordenador de Qualidade do Imed Group.

Dr. José Abrahão

 

Dr. José Abrahão é Diretor-Presidente da ANS e Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos - a partir de janeiro de 2015; Presidente da Confederação Nacional de Saúde – 2003/2014: Presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde  do Estado do Rio de Janeiro – 2000/2014; Membro e ex-Presidente do Comitê dos Membros Honorários da Federação Internacional de Hospitais; Presidente da Federação Internacional de Hospitais – 2007/2013; Membro do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Conselho de Gestão da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares; Membro da Academia Brasileira de administração Hospitalar; Presidente da Associação dos Hospitais e Clínicas da Cidade do Rio de Janeiro - 1997/2001; Diretor Presidente do Grupo Hospitalar Assim Assistência Médica Integrada – 1988/1990; Diretor do Hospital de Clínicas de Jacarepaguá – 1986/2011; Professor Assistente da Pediatria da Escola Médica Carlos Chagas – 1981/1984; Professor Assistente e Coordenador da disciplina de Pediatria da Escola de Medicina da FTESM – Faculdade Souza Marques – 1979/1984. Exercício de clínica Medica Privada em consultório – 1978/1996.

Dr. Marcelo Pina

 

Dr. Marcelo Pina é formado em Direito com Pós-graduado com MBA em Gestão Empresarial pela FGV - EPGE Escola de Pós Graduação em Economia e Especialização em Administração Financeira FGV - EPGE / Controladoria FGV - EPGE. Trabalhou nas unidades Plataforma, Copa D’Or e Quinta D’Or. Foi Supervisor de Captação (Banco Bamerindus do Brasil)/ Chefe Divisão de Finanças e Controladoria (F Cia Siderúrgica Nacional), Diretor Geral (Hospitais VITA Volta Redonda e VITA Curitiba), Diretor Corporativo (Rede VITA)/ Diretor Plataforma Corporativa REDE D'OR/Diretor Geral do Copa D’or e do Quinta D’Or. Atualmente é Diretor Executivo da REDE D'OR, onde está desde 2007.

Dr. Guilherme Baptista Villa

 

É médico, Radiologista, titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, graduado pela UFRJ com especialização na UERJ, tendo se dedicado por aproximadamente 15 anos à medicina hospitalar e suas nuances de interface transdisciplinar e transetorial. Foi Coordenador do Serviço de Radiologia do Hospital Quinta D'Or de 2003 até 2010, quando assumiu a Direção Médica deste Hospital. Neste período, Tem se dedicado às questões de segurança assistencial e na organização da gestão da assistência. Atualmente é Diretor Executivo dos Hospitais Caxias D'Or e Niterói D'Or.

Dr. Rodrigo Lopes

 

Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes é Diretor Executivo da Sociedade Assistencial Hospital Bandeirantes. Com experiência em gestão de finanças, administrativas, recursos humanos, comercial e qualidade na área de serviços e no ramo da saúde, é Graduado em Biomedicina pela Universidade Mogi das Cruzes, pós-graduado em Administração Hospitalar e especializado em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Dr. Fábio Luis Peterlini

 

É cirurgião pediatrico com Mestrado e Doutorado em Cirurgia Pediátrica. Possui MBA em Gestão em Saúde pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC/SP. Atualmente é Diretor Técnico da OSS SPDM - H. G. Pedreira.

Ana Michela Lista Merchan
 

Ana Michela é Gestora de Medicina Preventiva da Omint, desde 2006. 20 anos de carreira com formação em Serviço Social, Especialização em Home Care pela USP, MBA de promoção de saúde e qualidade de vida nas organizações pela ABQV / São Camilo e curso de extensão em Gerontologia  pela USP.​

Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque

 

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência Médica no Hospital das Clínicas – Medicina Interna, e Cardiologia Clínica no Instituto do Coração. Trabalhou no Hospital Universitário da USP,  onde exerceu a função de Diretor de Divisão de Clínica Médica. De 1997 até os dias atuais atua pelo Grupo Notre Dame Intermédica, onde exerceu as funções de Gerente Médico do Case Management, Diretor Médico dos Prontos Socorro, Diretor Médico da Divisão Hospitalar e atualmente é Diretor Médico do Grupo Notre Dame Intermédica.

Dr. Alexandre Tadeu do Nascimento

 

Dr. Alexandre é médico, formado pela Faculdade de Medicina de Marília. É pós-graduado com residência em clínica médica pela mesma instituição, e residência em ortopedia e traumatologia pelo IOT da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, aonde também especializou-se em cirurgia de ombro e cotovelo. Trabalhou como Médico Assistente de Pronto-Socorro na Faculdade de Medicina de Marília e como Médico Colaborador Da Preceptoria Do Residentes Do Instituto De Ortopedia E Traumatologia Da Faculdade De Medicina Da Universidade De São Paulo. Atualmente é médico do corpo clínico do Hospital Orthoservice, em São josé dos campos, aonde também é desempenha as funções de Médico Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo e Supervisor Clínico. Dr. Alexandre é médico da Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens (Olímpica) e Médico Chefe do Departamento Médico da Confederação Brasileira de Rugby.

Dr. Nigel Croft

 

Dr. Nigel H. Croft é reconhecido como um dos principais especialistas mundiais em gestão de qualidade e avaliação da conformidade de sistemas de gestão. Trabalha no campo de Gestão da Qualidade desde 1974, quando iniciou a sua carreira como estagiário na indústria siderúrgica britânica. Nasceu no Reino Unido, e atualmente com cidadania britânica-brasileira, Dr. Croft se formou em Ciências Naturais “summa cum laude” da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e recebeu seu PhD em Ciências de Materiais da Universidade de Sheffield, no mesmo país. Ele é um Chartered Engineer (C.Eng), Chartered Quality Professional (CQP) e Fellow do Chartered Quality Institute (FCQI) no Reino Unido, membro sénior da American Society for Quality, Auditor Principal para Sistemas de Gestão da Qualidade da IRCA (International Register of Certificated Auditors) e Membro da Academia Brasileira da Qualidade. Sua carreira o levou desde o programa de desenvolvimento gerencial do British Steel Corporation à Universidade de Califórnia em Berkeley (EUA), onde conduziu pesquisas pós-doutorais na area de metalurgia, à avaliações de fornecedores na indústria de petróleo na Europa, ao Diretor de Qualidade de um fabricante de aços especiais e superligas no Brasil, e como especialista independente em sistemas de gestão. Dentro da arena de normalização, Nigel participa desde 1995 no Comitê Técnico TC176 da ISO, inicialmente como membro da delegação brasileira (ABNT/CB-25), e desde 2010 como Presidente do subcomitê TC176/SC2, responsável pelas normas ISO 9001 e ISO 9004. Atuou também como membro do Conselho da Presidência da ISO/CASCO (Comitê da Avaliação da Conformidade da ISO), e Presidente do ISO 9000 Advisory Group (entidade multidisciplinar composta por ISO/TC176, ISO/CASCO, ISO/COPOLCO (Comitê da Politíca do Consumidor da ISO) e IAF (International Accreditation Forum).

O mestre budista Lama Padma Samten, através de seus ensinamentos, tem auxiliado as pessoas nas suas vidas cotidianas, tendo inserção em diferentes meios. Como físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor de 1969 a 1994, dedicou-se especialmente ao exame da teoria quântica, no qual  encontrou afinidade com o pensamento budista. Intensificou seu interesse pelo budismo no início dos anos 80 e em 1996 foi ordenado lama – título que significa líder, sacerdote e professor.

    

Em Viamão (RS), localidade onde reside, está situada a sede principal do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) – entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros, e sobretudo através do auxilio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam  boas relações no ambiente onde vivem. Além do contato muito próximo com a comunidade budista, nos diversos estados onde o CEBB está estabelecido, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Lama Padma Samten tem orientado profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, que buscam aprofundar e qualificar suas teses, estudos e atuações profissionais, a partir de uma interface com o budismo, com a espiritualidade.

    

 

Ciência, psicologia, saúde, sociologia e educação são algumas das principais áreas em que há este diálogo. Sua ação é também direcionada para vários setores organizacionais, sendo freqüentemente convidado a participar como palestrante, conferencista e consultor em ambientes empresariais, órgãos públicos, universidades e outros segmentos.

    

Os livros publicados por Lama Padma Samten, “A Jóia dos Desejos”, “Meditando a Vida”, “O Lama e o Economista”, “Relações & Conflitos” e “Mandala do Lótus” são referências de estudo para alunos. E representa uma oportunidade aos leitores, conectados ou não ao budismo, de terem acesso a este conhecimento de vinte e seis séculos. Nestes textos publicados, encontram-se apresentações dos ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerarmos maior estabilidade frente às circunstâncias e dificuldades de nossas vidas.

    

Sua experiência permite uma abordagem onde o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática. Quando profere palestras a empresários e executivos desejosos de uma mensagem de lucidez e sabedoria, o Lama mostra como os ensinamentos de Buda podem ser aplicados em atividades econômicas e no mercado de trabalho. No entanto, suas explanações parecem fundamentadas mais no bom senso do que propriamente na religião. 

 

 

bottom of page